Fale Conosco | (31) 3831-6364
Associe-se
História Palavra do Presidente Diretoria


O METABASE
Metabase: uma história de lutas e conquistas
 
A história do Sindicato Metabase de Itabira confunde-se com a história do sindicalismo brasileiro. Criado em 1945 - exatamente no fim do primeiro governo de Getúlio Vargas - o Metabase percorreu todos os turbulentos caminhos da segunda república. Presenciou o retorno de Getúlio ao poder e a sua trágica saída. Assistiu ao período desenvolvimentista do governo de JK e atravessou incólume toda fase da ditadura militar. O Metabase também testemunhou a luta pela redemocratização do país através da campanha pela Anistia; movimento das Diretas Já, a elaboração da Constituição de 1988 e o impeachment de Collor.
 
Para uma instituição que existe há mais de 50 anos, é natural que o Metabase tenha adotado posturas de acordo com as conjunturas históricas. É assim que, de um sindicato marcado exclusivamente pelo assistencialismo em sua fase inicial, o que refletia o sindicalismo pré-concebido por Vargas, transformou-se em uma entidade de luta em defesa da cidadania influenciado pelas grandes mobilizações dos metalúrgicos da região do ABC paulista, no final dos anos 70, liderados por Luiz Inácio Lula da Silva.
 
O Sindicato Metabase surgiu exatamente no dia 4 de março de 1945, três anos após a criação da Cia Vale do Rio Doce, quando foi fundada a "Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Presidente Vargas". O "Presidente Vargas" aparece porque era este o nome da cidade de Itabira naquela época. Foi escolhido para presidente da Associação o trabalhador José Felipe Gomes. Em janeiro de 1950 a Associação transformou-se em Sindicato e o primeiro presidente eleito foi José Ponciano Filho. Fato curioso e pouco comum no movimento sindical daquela época foi a presença de uma mulher na diretoria, Rosa Tarbes.
 
 
Desta época até os dias de hoje o Metabase teve 13 presidentes e a Vale transformou-se na maior empresa mineradora do mundo. O Metabase e a Vale representam assim os símbolos de um ciclo na história do Brasil. Um período que começa com o país se afirmando como nação, ao construir as bases para o desenvolvimento industrial e uma economia moderna. Mas este ciclo terminou em 1997 com a privatização da Vale quando o Metabase participou intensamente de inúmeras manifestações contra a venda da empresa.
 
Hoje vivemos uma nova era em que as inovações tecnológicas nas áreas de informação e informática derrubaram as fronteiras nacionais e deram origem a uma economia globalizada. Além disso, o mundo do trabalho se modifica a cada dia surgindo daí uma classe trabalhadora com outro perfil, mais qualificada e em constante aperfeiçoamento.
 
É neste contexto que o Metabase entra no século XXI, enfrentando novos desafios e fazendo história. O mundo de hoje é muito diferente do que era na metade do século passado mas, o princípio básico que levou alguns trabalhadores a fundarem em 1945 o Sindicato Metabase de Itabira - que é a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e por uma sociedade mais justa - permanece eterno e é, sem dúvida, a razão de ser do Metabase.
 
 



Notícias

 

GALERIA DE FOTOS

 

PUBLICAÇÕES

   

 


Assessoria Jurídica

Clube

Colônia de Férias

Farmácia

Papelaria











2015 Todos os direitos reservados.