Fale Conosco | (31) 3831-6364
Associe-se
Notícias


Diretoria entrega documento à Vale e cobra contratações locais

Após uma reunião com gerentes da Vale ao final da tarde desta quinta-feira (15) o presidente interino do Sindicato Metabase de Itabira e Região, Marcos dos Santos Oliveira “Marcão” entregou ao responsável pelo setor de Recursos Humanos (RH) da empresa, Dênis Pedrosa, um documento cobrando da mineradora que dê a preferência a contratação da mão de obra local, quando surgir novas vagas de emprego. O pedido também se estende às empresas terceirizadas que prestam serviços à Vale.

A reivindicação, segundo o presidente interino veio dos próprios desempregados, que ao longo dos últimos meses têm reclamado da falta de oportunidades e também do elevado número de contratações de pessoas de outras cidades em empresas sediadas no município.
Segundo um dos trechos do documento, cerca de 25 mil trabalhadores estão desempregados em Itabira.
“Nada contra aqueles que vêm em busca de emprego, pois, são cidadãos brasileiros em busca de uma oportunidade, mas a taxa de desemprego em nossa cidade é alta, há uma média de 25.000 desempregados de Itabira em busca de uma oportunidade nas contratações”, diz o documento.
Para finalizar, a carta cobra da Vale um posicionamento.
“Como já deve ser de conhecimento de V.S.ª, o sindicato lançou uma campanha pela empregabilidade em nossa cidade, cobrando da Vale e empresas contratadas que deem a preferência aos trabalhadores de Itabira na hora do preenchimento das vagas de emprego”.
Para o presidente interino, a Vale tem uma obrigação social com a comunidade itabirana. Segundo ele, depois de tantos anos explorando minério, nada mais justo do que dar oportunidades para quem é da cidade.
“Nós não temos nada contra os trabalhadores de outras cidades, nós apenas estamos lutando para que os itabiranos sejam beneficiados, muitas cidades da região têm feito isso, dado a preferência para quem é da cidade. Sabemos que a Vale tem condições de intervir nisso, sabemos que ela pode muito bem gerar emprego e renda para o cidadão itabirano e tirar muitos pais de família de situações desagradáveis, estamos vendo o quanto as pessoas estão sofrendo por falta de emprego, por isso estamos nesta luta, por isso estamos cobrando desta empresa que tome uma atitude, afinal de contas a Vale está em Itabira há anos e anos explorando nossas riquezas”, disparou Marcão. 

Currículos- Além da carta entregue a Vale, desde o inicio da semana o Metabase está recolhendo currículos que já foram cadastrados no Sistema Nacional de Empregos (SINE) como forma de fiscalizar a contratação das empresas sediadas em Itabira.
“As empresas que vêm para o município já são beneficiadas com os contratos e portanto, a contrapartida, seria a geração de empregos em nossa cidade, por isso estamos nos empenhando nesta luta, como forma de gerar oportunidades”, disse o presidente interino.


 




Notícias

 

GALERIA DE FOTOS

 

PUBLICAÇÕES

   

 


Assessoria Jurídica

Clube

Colônia de Férias

Farmácia

Papelaria











2015 Todos os direitos reservados.