Fale Conosco | (31) 3831-6364
Associe-se
Notícias


Trabalhadores da Anglo aprovam meta alvo estipulada pela empresa

 

O Sindicato Metabase de Itabira e Região realizou uma assembleia conjunta nos dias 16 e 17 deste mês em Conceição do Mato Dentro com trabalhadores da Anglo American. Nestes dois dias os trabalhadores apreciaram e aprovaram as metas de produção estipuladas pela empresa e também apresentaram suas reivindicações para a montagem da pauta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/18.

Por 748 votos favoráveis, 405 contrários, 14 abstenções e 4 votos em branco, os trabalhadores aprovaram a proposta da empresa, da meta de produção para fechar 2017 em 17,4 milhões de toneladas. Esta mesma meta havia sido reprovada em assembleia realizada no dia 5 de agosto. Só que desta vez a Anglo anunciou que adiantará meio salário referente ao Programa de Participação dos Resultados (PPR) para a primeira quinzena de setembro, o que para a direção do Metabase soou como uma manobra “para tentar convencer os trabalhadores à aprovarem a proposta de meta”

Apesar da aprovação, por aproximadamente 65% dos trabalhadores, a direção do Metabase continuou criticando a proposta da empresa. Segundo o diretor tesoureiro do Metabase, Carlos Roberto Assis Ferreira “Carlão”, a meta estipulada pela Anglo é alta, levando em consideração a produção da empresa no primeiro semestre, de 8,5 milhões de toneladas. De acordo com o diretor, o segundo semestre tende a ser menor, devido à época de chuva.

“Mesmo os trabalhadores aprovando as metas, nós entendemos que a proposta da Anglo é inatingível. Uma grande parcela dos trabalhadores perceberam isso, a prova disso foram os 405 votos contrários que tivemos. Se os trabalhadores estivessem satisfeitos com a proposta da empresa, teríamos uma aprovação de 100%, sendo que foi a segunda assembleia. Uma verdadeira covardia o que a Anglo está fazendo”, destacou o diretor tesoureiro.

Durante a assembleia de montagem de pauta, os trabalhadores apresentaram aproximadamente 1.000 propostas à empresa. Que segundo o diretor de imprensa e comunicação, Marcos dos Santos Oliveira “Marcão”, serão agora selecionadas e encaminhada à Anglo.

“Nós tivemos muitas propostas encaminhadas pelos trabalhadores. Vamos fazer agora uma seleção e na sequencia encaminharemos empresas para darmos início as negociações para o ACT. Esse grande número de sugestões, só nos mostra o quanto os trabalhadores estão indignados com a empresa e percebendo a possibilidade de conquistarem melhorias em seus postos de trabalho”, defendeu o diretor.

Abaixo-assinado – De acordo com Carlão, a empresa coagiu os trabalhadores a realizarem um abaixo-assinado, cobrando do Sindicato Metabase a realização de assembleia para a aprovação da meta. A ação, destacou o diretor tesoureiro, foi uma afronta, tendo em vista que uma reunião com a direção da Anglo já estava agendada para o dia 7 de agosto, para dar continuidade às discussões e comunicada aos trabalhadores.

 

 




Notícias

 

GALERIA DE FOTOS

 

PUBLICAÇÕES

   

 


Assessoria Jurídica

Clube

Colônia de Férias

Farmácia

Papelaria











2015 Todos os direitos reservados.