CARTA AO MINERADOR

1º de junho - Dia Municipal do Minerador

 

CARTA AO MINERADOR

 

Minerador,

A lei 4.709 de 1º de julho de 2014 institui a data 1º de junho como “Dia do Minerador” em Itabira. Ela consta no calendário oficial do município e foi um projeto de lei apresentado por iniciativa do vereador e presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região Paulo Soares, que reconhece a importância destes trabalhadores e ex-trabalhadores na história da cidade. A data 1º de junho foi escolhida propositalmente por se tratar do dia em que o então presidente Getúlio Vargas, no ano de 1942, criou a mineradora Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), em Itabira. Em 1997, após a privatização passou a ser a atual Vale S/A. Esse dia, é dedicado a todos estes trabalhadores que por meio de muito suor e trabalho fizeram e continuam a fazer com que a Vale seja uma das maiores mineradoras do mundo, estando nos cinco continentes, 30 países e 18 estados brasileiros.

Infelizmente não temos motivos para comemorações, pois, apesar de nossas minas produzirem 10% de toda produção (mais de 37 milhões de toneladas anual), os trabalhadores ficam com a menor fatia do lucro, enchendo os bolsos do seus acionistas, e ainda assim, a empresa sufoca os trabalhadores com metas e exigências praticamente impossíveis, com supervisores e gerentes praticando todo tipo de assédio moral, falta de educação e opressão, além de estarem o tempo todo expostos a todos os tipos de riscos. Por tudo isso a Vale possui um grande passivo com Itabira, tendo em vista ser o berço desta empresa. Sendo assim, esperamos o reconhecimento deste dia, afinal, como dissemos, ela nasceu aqui, cresceu aqui e se tornou grande por causa de nossa cidade. Não a culpamos em se preocupar com os lucros, mas pedimos que se importe com os verdadeiros responsáveis por eles.

O Dia do Minerador deveria ser comemorado com mais respeito, demonstrando valorização de todos os trabalhadores que, a céu aberto ou em subsolos, constroem a história da Vale e de muitas empresas pelo mundo, produzindo desde areia, ouro, minério de ferro e pedras preciosas.

A diretoria do Sindicato Metabase de Itabira e Região reconhece esse dia e parabeniza todos os mineradores, aguerridos homens de ferro.

 

SINDICATO METABASE DE ITABIRA E REGIÃO



CONTATO

Para informações, dúvidas, denúncias, não deixe de entrar em contato.

Compartilhe este site!

Endereço

Rua Mestre Emílio, 93 - Pará
Itabira/MG, 35900-028 

Contatos

comunicacao@metabase.com.br  
Telefone: (31) 3831-6364