MAIS UMA VITÓRIA DO SINDICATO METABASE

Aumento do Plano Pasa será o menor em cinco anos.

Aumento do Plano Pasa será o menor em cinco anos.

O presidente do Sindicato Metabase André Viana esteve na manhã desta sexta-feira (31) no Rio de Janeiro quando participou de uma reunião com os diretores do Plano Pasa. O sindicalista alertou que representava naquele momento cerca de 10.000 aposentados, “insatisfeitos com o valor da mensalidade e preocupados com o novo reajuste.” Nos últimos cinco anos a média de aumento foi de 13,6% e o acumulado foi de 68,2%. “Hoje a grande maioria dos aposentados não consegue pagar essa mensalidade absurda. O benefício que recebem é menor que o valor do plano. Vários abandonaram o Pasa e estão morrendo nas filas do SUS.”

Em seu terceiro dia como presidente interino, André Viana reivindicou um reajuste menor, justo e compatível com a renda dos associados.  Depois de várias horas de debate, apresentação de planilhas e resultados, ficou acordado um aumento de 8,8% para o Pasa Plus, ou seja, 64,7% menor que a média dos últimos cinco anos.

As correções para os outros planos ficaram assim:

Pasa “antigo”: 12,9% (média de aumento dos últimos cinco anos: 15.6%)

Pasa Mineiro: 4,7% (média de aumento dos últimos cinco anos: 12,2%)

Dent Pasa Plus: 3.0 (média de aumento dos últimos cinco anos: 5,7%)

 

De acordo com André Viana, o atual conselheiro “Cosmão”, (indicado pela atual diretoria) foi orientado a votar contra a correção. André reconhece que reduzir em mais da metade as correções dos planos de saúde dos aposentados é uma vitória parcial, pois há muito ainda que fazer. “Estou me adaptando ao novo ritmo de trabalho e de ações. Essa viagem minha ao Rio foi de última hora, fiquei sabendo da reunião na noite anterior. Fui de manhã e a tarde já estava no Sindicato. Será sempre assim quando for necessário.” Finalizou.

Participaram da reunião além do presidente do Metabase, o presidente do Pasa, Ricardo Gruba, o Diretor Administrativo e Financeiro, Bruno Meira e o Ouvidor do Plano, Jorge Luiz.

Apesar da significativa redução na correção da mensalidade, André Viana insiste e  não “vai abrir mão” da Audiência Pública em 25 de setembro e também de uma reunião urgente na sede do Sindicato com os representantes do Pasa.

 



CONTATO

Para informações, dúvidas, denúncias, não deixe de entrar em contato.

Compartilhe este site!

Endereço

Rua Mestre Emílio, 93 - Pará
Itabira/MG, 35900-028 

Contatos

comunicacao@metabase.com.br  
Telefone: (31) 3831-6364