Carta Aberta aos Sindicatos

"Se há Equipe, há Conquistas

“Se há equipe, há conquistas!” Assim definiu André Viana a luta da diretoria do Sindicato Metabase de Itabira e Região pela unidade de todos os sindicatos dos trabalhadores da Vale. “Há muitos anos diversos sindicatos sentam separadamente com a empresa para definir a pauta que é única. Essa discussão vai “definir a vida” dos trabalhadores no ano seguinte e não há absolutamente nada que justifique essa separação” completou o presidente do maior sindicato da região.

Durante a campanha à presidência do Metabase, André Viana dizia que se eleito, essa seria uma das suas principais lutas, ou seja, “a união de todos os sindicatos e consequentemente o fortalecimento das ações na defesa dos direitos e conquistas para os trabalhadores, temos de ser uma equipe unida. Será essa união que fortalece a resistência e garante conquistas”. Os Sindicatos Metabase de Itabira e Congonhas (Inconfidentes) publicaram uma carta aberta a todos os sindicatos da Vale do Brasil chamando à unidade sindical.

A carta aberta faz um alerta quando diz que “estamos dispostos a realizarmos mobilizações e atos unitários em todo o Brasil, como forma de pressionar a Vale a oferecer um reajuste digno e retirar as cláusulas que prejudicam os trabalhadores...”

Texto da Carta Aberta:

CARTA ABERTA AOS SINDICATOS DA VALE DO BRASIL

CONSTRUIR UMA MESA UNIFICADA DE NEGOCIAÇÃO PARA O ACT 2018/2019

 

Saudamos o chamado dos sindicatos Metabase Mariana e Metabase Carajás, do grupo Renovação, para a construção de uma unidade entre os sindicatos da VALE para o acordo coletivo deste ano.

A empresa está em um dos seus melhores momentos econômicos, batendo recordes de produção e lucratividade, mas mesmo assim insiste em um reajuste mínimo aos trabalhadores, além de impor cláusulas que restringem o acesso à justiça por parte dos trabalhadores e sindicatos.

O momento exige unidade. Neste sentido, nos somamos ao chamado dos companheiros e chamamos os demais sindicatos e grupos que negociam com a VALE, em especial o grupo “Unidade Sindical”, composto pelo Sindfer, Sindmina/RJ e Stefem para que possamos realizar uma reunião unificada entre todos os sindicatos do Brasil, discutir melhor a contraproposta apresentada pela VALE e apresentar uma nova proposta de maneira unitária, para fortalecer nossa luta nesta negociação.

Também estamos dispostos a realizarmos mobilizações e atos unitários em todo o Brasil, como forma de pressionar a VALE à oferecer um reajuste digno e retirar as cláusulas que prejudicam os trabalhadores neste ACT.

Deixamos como sugestão de data para nossa reunião o feriado do dia 15 de novembro, próxima quinta-feira, a ser realizada no Metabase Itabira.

Juntos somos mais fortes.

Com a palavra, os companheiros!



CONTATO

Para informações, dúvidas, denúncias, não deixe de entrar em contato.

Compartilhe este site!

Endereço

Rua Mestre Emílio, 93 - Pará
Itabira/MG, 35900-028 

Contatos

comunicacao@metabase.com.br  
Telefone: (31) 3831-6364