A substituição dos vagões pela Vale é uma reivindicação do Metabase

Agencia Vista • 8 de fevereiro de 2022

Confira a matéria

O presidente do Metabase André Viana comemorou a troca dos vagões pela empresa. De acordo com ele, é mais uma ação do Metabase: “Essa é uma reivindicação que estamos fazendo desde o ano passado, quando, no programa de rádio e boletins, cobramos da empresa maior conforto no transporte de passageiros. Apelidamos o trem de “sucatão”, afinal, era vergonhoso o que a empresa oferecia”. Segundo André, a ideia ganhou mais força quando durante as reuniões para montagem de pauta para o acordo coletivo especifico ele fez uma viagem e percebeu a qualidade dos vagões à época. “Sou usuário daquele transporte, achei um abuso o que a Vale oferecia à população Itabira, especialmente os trabalhadores da empresa, por isso, incluímos como uma das pautas para apresentar à empresa a troca imediata dos vagões”. Ele lembrou que conseguiram no acordo coletivo específico deste ano, além da substituição do vagões, que o passe de trem tivesse um aumento de 50%, aumentando de 4 para 6 passes. Os aposentados e pensionistas que já utilizavam também gozam deste benefício. “Essa reivindicação foi devido as constantes perdas no passado. Inicialmente eram 12 passagens, reduziram para 8 e depois para 4. Apesar de representarmos os trabalhadores do setor extrativo, temos consciência que as decisões que o Sindicato Metabase, impactam muitos setores de nosso município, trazendo benefícios importantes para a população, a troca do vagões é um exemplo. Um outro exemplo é o setor econômico, uma vez que os reajustes salariais em decorrência do Acordo Coletivo, que estamos discutindo, aumenta o poder de compra dos 4.000 funcionários da Vale e obviamente fomenta o comércio local”. finalizou André Viana.


SAIBA MAIS

De acordo com nota emitida pela empresa, o conjunto de vagões é composto por uma locomotiva, um vagão gerador, um vagão classe econômica com assentos adaptados para cadeirante, mais espaçoso e confortável. A frota conta ainda com um sistema de abertura e fechamento automático das portas externas, bem como as localizadas entre um carro e outro, que ajudam na manutenção da temperatura dos carros.


Mais modernos, os banheiros têm tecnologias que priorizam o uso sustentável dos recursos naturais. O sistema de descarga, por exemplo, é a vácuo, semelhante ao utilizado na indústria da aviação, o que reduz o consumo de água. Além disso, toda a composição conta com detector de fumaça, tornando a viagem ainda mais segura e agradável para os usuários.

Adicione o seu HTML personalizado aqui
Por Comunicação Metabase 11 de junho de 2025
Superávit histórico é finalmente liberado para aposentados e pensionistas do Plano BP/Vale Mais, uma conquista histórica
Por Comunicação Metabase 11 de junho de 2025
Sindicato Metabase arrecada mais de 20 toneladas de alimentos na Semana Municipal do Trabalhador 2025
Por Comunicação Metabase 4 de abril de 2025
Semana do Trabalhador 2025 - Especial 80 anos do Sindicato Metabase de Itabira e Região.