GRUPO COM LIDERANCAS COBRA SOLUÇÕES PARA BR 381

Tonny Morais • jul. 24, 2023
O presidente André Viana Madeira esteve na manhã desta segunda-feira em reunião com o secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros de Souza. O encontro que contou com a presença de outras lideranças representativas de classe, teve como destaque a busca de soluções para a  BR 381. “Os municípios mineradores, em especial Itabira, tem plenos interesses para que haja melhorias de acesso às cidades, levando dignidade e segurança aos que ali transitam. A rodovia impulsiona a necessária diversificação econômica da região e é de vital importância àqueles que a utilizam para o lazer e o trabalho”, disse André Viana.
 
O Movimento
O Movimento Pró-Vidas BR-381 reúne prefeituras, câmaras municipais, associações comerciais, Câmara de Dirigentes Lojistas, associações de municípios do Médio Piracicaba, Vale do Aço, Vale do Rio Doce, Região Metropolitana de Belo Horizonte, FIEMG, Regional do Vale Do Aço e Sindicatos com o objetivo de unificar as ações dos diversos segmentos para um resultado melhor e mais rápido em relação à duplicação da BR-381 e fomentar ações que amenizem os transtornos causados pelas obras de sua duplicação.
Mais
O TCU aprovou no início do mês o prosseguimento do processo de desestatização da rodovia federal BR-381 no trecho entre Belo Horizonte, capital mineira, e Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. O relator do processo na Corte e ex-governador do Estado, ministro Antonio Anastasia, declarou em seu voto que a concessão é “histórica e revolucionária” para o Estado, e pediu pequenos ajustes por parte da ANTT quando houver redação do edital de privatização. Ele estabeleceu 60 dias de prazo para retorno dos questionamentos feitos. As propostas de intervenção na estrada foram encaminhadas pela agência ao tribunal em setembro do ano passado para avaliação de aspectos legais que precisam ser validados antes do leilão que selecionará as empresas responsáveis pelas obras. O projeto prevê o investimento de R$ 5,5 bilhões pela inciativa privada em intervenções como duplicação das faixas de tráfego, além da construção de túneis e passarelas. 
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