Escravidão: Analogia aumenta nos últimos 15 anos.

Tonny Morais • mai. 22, 2023

O número de trabalhadores resgatados em situação semelhante à escravidão, entre janeiro e abril, é o maior dos últimos 15 anos. No sábado (13), fez 135 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu formalmente a escravidão no Brasil. Mas milhares de pessoas ainda sofrem com situações de trabalho degradantes. A reportagem do G1 mostrou o trabalho do homem debaixo do sol forte, no corte de moitas de bambu, em Nova Glória, interior de Goiás. Ele está no emprego há onze meses. Os fiscais do Ministério do Trabalho encontraram as anotações do empregador. Outro lavrador, em vez de receber o salário, terminou o mês devendo quase R$ 900. Eram descontadas roupas, alimentação, luvas, além de aluguel e contas de água e luz. O nome disso é escravidão por dívidas.

A força-tarefa resgatou oito trabalhadores e prendeu em flagrante o empregador por aliciamento e retenção indevida de salários e de pessoas.

Dados do Ministério do Trabalho mostram que a quantidade de trabalhadores resgatados em situação semelhante à escravidão vem aumentando nos últimos três anos. E só entre janeiro e abril deste ano foram 1.201. Esse número é o maior dos últimos 15 anos, na comparação com o mesmo período. Goiás tem o maior número de resgatados, seguido por Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

“O que temos percebido é que as empresas tentam afastar sua responsabilidade ao terceirizar. E não era esse o intuito da Lei de Terceirização, mas sim flexibilizar as relações de trabalho e deixar isso mais fluido, mais dinâmico”, explica o coordenador de fiscalização móvel do TEM, Maurício Krepsky.

Segundo os auditores fiscais, a maioria dos trabalhadores resgatados desconhecia até mesmo os direitos básicos, como ter a carteira de trabalho assinada.


Adicione o seu HTML personalizado aqui
Por Alan Henrique 08 mai., 2024
Xande de Pilares reúne multidão na Semana do Trabalhador
Por Alan Henrique 08 mai., 2024
ACT específico, PLR, ação coletiva sobre barragens e muito mais...
Por Alan Henrique 07 mai., 2024
Reunião Intersindical, em prol dos trabalhadores do setor de armazém e logística que estão sofrendo com a terceirização
Share by: