Trabalhadores da Vale aprovam turno de 12 horas

10 de fevereiro de 2022

Caráter experimental de 3 meses

Trabalhadores da Vale aprovam turno de 12 horas em caráter experimental de 3 meses.



O sindicato Metabase Itabira realizou na noite desta segunda-feira (21) a apuração dos votos realizados por 898 trabalhadores, dos 1050 aptos a votarem, do turno da empresa Vale S/A. As assembleias que iniciaram ainda na madrugada do sábado passado (18) foram para apreciação e votação da proposta da empresa para o Acordo Coletivo Regional Específico do turno fixo de trabalho de 12 (onze) horas. A empresa reapresentou a proposta para mudança de turno com as mesmas condições de mudança no horário da jornada de trabalho, aumentado das atuais seis para doze horas. A diferença é que o prazo para avaliação e teste dos trabalhadores reduziu de seis para três meses e com condições de uma PLR favorável àqueles que adotarem o novo turno. Em agosto o Metabase já havia feito assembleia para discutir o mesmo tema e 901 trabalhadores à época reprovaram com 472 votos. Desta vez foi diferente com a aprovação de 745 (82,96%) trabalhadores contra 149 (16,59%) e 4 (0,45%) brancos e nulos. André Viana, presidente da entidade comentou o resultado: “Estamos com o dever cumprido realizando esta assembleia. A empresa apresentou um tema atrelado a outro e polêmico. Foi aprovado um turno em caráter experimental de três meses, pois a proposta garante que após este tempo os trabalhadores façam uma análise e se quiserem voltar ao turno de seis horas, podem optar sem prejuízo algum na PLR. Cabe ao sindicato assinar o acordo provisório, acatando a decisão do trabalhador”. André informou que a implantação não é imediata, já que cabe estudos médicos, sobre sono, cansaço etc. “Os trabalhadores daqui a três meses retornaram às urnas para decidirem se permanecem no turno ou não. Assim, eles terão experimentado o horário e com condições ainda mais embasadas em confirmar ou não suas escolhas, já que poderão avaliar o cansaço e se compensa financeiramente”.


Drive in


O Metabase Itabira implantou um modelo para realização de assembleias que tem agradado aos trabalhadores e as empresas, pois evita-se o movimento e/ou aglomeração. Os trabalhadores ficam dentro dos ônibus, enquanto ouvem as explicações da proposta pelos diretores e funcionários por meio de sistema de som. A votação também obedeceu aos critérios de distanciamento entre as pessoas, uso de máscara e álcool em gel. A organização da assembleia contou com o apoio da empresa Vale e o planejamento acatou todos os protocolos dos principais órgãos de saúde, inclusive da Organização Mundial de Saúde – OMS, seguindo as normas de saúde e segurança, tendo em vista o momento pandêmico.

Adicione o seu HTML personalizado aqui
Por Comunicação Metabase 11 de junho de 2025
Superávit histórico é finalmente liberado para aposentados e pensionistas do Plano BP/Vale Mais, uma conquista histórica
Por Comunicação Metabase 11 de junho de 2025
Sindicato Metabase arrecada mais de 20 toneladas de alimentos na Semana Municipal do Trabalhador 2025
Por Comunicação Metabase 4 de abril de 2025
Semana do Trabalhador 2025 - Especial 80 anos do Sindicato Metabase de Itabira e Região.