ANDRÉ VIANA VAI FAZER GESTÃO PARA A VALE INVESTIR EM NOVOS LEITOS NO HNSD E MELHORAR O ATENDIMENTO AOS BENEFICIÁRIOS DO PASA/AMS

Tonny Morais • nov. 28, 2023

André Viana Madeira se comprometeu a fazer gestão junto à mineradora Vale para que faça aporte de recursos no hospital

Em reunião na sede do Sindicato Metabase de Itabira e Região, nessa sexta-feira (240, com o bispo da Diocese de Itabira/Fabriciano, dom Marco Aurelio Gubiotti, que preside a Irmandade Nossa Senhora das Dores, André Viana Madeira se comprometeu a fazer gestão junto à mineradora Vale para que faça aporte de recursos no hospital, visando melhorar o atendimento aos aposentados, viúvas e pensionistas, além dos trabalhadores assistidos pela Assistência Médica Supletiva (AMS).

A reunião foi coordenada pelo presidente do Metabase, que é membro do Conselho de Administração da Vale. Participaram também da reunião o presidente do Plano de Assistência à Saúde dos Aposentados da Vale (Pasa), Ricardo Gruba, e a diretora clínica Patrícia Pena.

Pelo hospital, participaram ainda o provedor Márcio Antônio Labruna, o diretor-administrativo Alexandre Coelho, além do diretor de Tecnologia e Inovação do hospital, Marco Valle. Todos se comprometeram fazer gestão em suas respectivas áreas para melhorar o atendimento médico-hospitalar aos assistidos pelo plano de saúde, como também pela AMS da Vale.

Segundo André Viana, o investimento na abertura de novos leitos é necessário para se fazer frente à forte demanda no HNSD, que tem tido ainda mais procura por atendimento hospitalar com o aumento de trabalhadores de empresas terceirizadas no município.

E, também, depois que o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) passou a atender exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), por força de um termo de ajustamento de conduta firmado pelo governo do ex-prefeito Damon Lázaro de Sena (2013-16) com o Ministério Público de Minas Gerais.

Demanda crescente

Na reunião na sede do sindicato, ficou claro que, para o HNSD atender bem à essa forte e crescente demanda por internações, serão necessários mais investimentos na abertura de novos leitos.

Isso até mesmo para que não resulte em prejuízo à cota mínima de 60% no atendimento aos pacientes SUS, obrigatória por se tratar de uma entidade filantrópica como é o HNSD.

“Com a ocupação total do número de leitos atualmente disponíveis para o atendimento supletivo, isso tem ocasionado forte pressão no sistema hospitalar, com muitos assistidos pelo PASA/AMS tendo de ser transferidos para internações em hospitais de Belo Horizonte, com todos os riscos e incômodos que isso representa aos aposentados, viúvas, pensionistas e para os próprios empregados da Vale e seus familiares que precisam ser internados”, observa André Viana.

Mais leitos

Diante dessa situação, o sindicalista vê como urgente a necessidade de ampliar do número de leitos no HNSD – ou mesmo a abertura de um novo hospital, uma demanda antiga que também precisa ser atendida com a urgência de uma cidade que está se transformando em polo macrorregional de saúde.

Mas antes disso, outra reivindicação apresentada à direção do HNSD é de melhoria geral no serviço de hotelaria, que tem deixado a desejar conforme inúmeras queixas, justificadas pela direção do hospital como sendo decorrente justamente dessa forte pressão com a crescente demanda por atendimento e internação hospitalar.

Para isso, a direção do hospital já se comprometeu com a imediata reabertura da ala Francisco Schettino, que passará a contar com 15 leitos específicos para atendimento aos assistidos PASA/AMS e de outros convênios.

“A melhoria do atendimento aos usuários dos planos de saúde vai refletir também na melhor qualidade da assistência médico-hospitalar aos pacientes do SUS”, acredita André Viana. 


Adicione o seu HTML personalizado aqui
Por Alan Henrique 08 mai., 2024
Xande de Pilares reúne multidão na Semana do Trabalhador
Por Alan Henrique 08 mai., 2024
ACT específico, PLR, ação coletiva sobre barragens e muito mais...
Por Alan Henrique 07 mai., 2024
Reunião Intersindical, em prol dos trabalhadores do setor de armazém e logística que estão sofrendo com a terceirização
Share by: